dc.contributor.advisor1 | CARVALHO, Hamilton Cunha de | |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T21:01:58Z | |
dc.date.available | 2024-01-30T21:01:58Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Gesiney de Melo; QUIEROZ, Jacirene da Rocha. O conhecimento sobre os números racionais nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Aluízio Lopes Martins. se estão equiparados de fato no que se pretende saber nas referidas séries sobre tais números. Orientador: Hamilton Cunha de Carvalho. 2017. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1313 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1313 | |
dc.description.abstract | This article seeks to show how knowledge, knowledge of fact about rational numbers in
the 9th grade classes and in the 3rd grade classes of the State School of Elementary and
Middle School Professor Aluízio Lopes Martins in Santarém of Pará. We are living in a
context in which society is inserted in an environment where it is possible to have access
to countless information at an extraordinary speed. If it is then verified, if in fact a certain
sample of students of the school under study are in their referred series with the basic knowledge on Rational Numbers. In this research work, the historical aspects will be put
into relevance and the methodologies and didactics related to numbers will be questioned,
considering the network of meanings and meanings that are interrelated in particular the
proper understanding and usefulness of rational numbers. For this, a questionnaire was
organized with several situations involving rational numbers that can be analyzed through
this one with respect to the use of rational ones, nevertheless there will be a convergence
between the ideas and the meanings assigned to these rational numbers, in order to make
possible the problematization and the reflection on the use of them. In general, all the
strategies used in the production of this work were to evaluate the adequacy and quality of
the teaching of rational numbers in Elementary and Middle School to highlight some
methodological choices and some didactic resources for the teaching of contents where
rational ones are made gifts. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino – Racionais | pt_BR |
dc.subject | História dos Racionais | pt_BR |
dc.subject | Números Racionais | pt_BR |
dc.title | O conhecimento sobre os números racionais nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Aluízio Lopes Martins. se estão equiparados de fato no que se pretende saber nas referidas séries sobre tais números. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4328825282803368 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1744251734923415 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo busca evidenciar como se encontra o saber, o conhecimento de fato
sobre os números racionais nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e nas turmas de
3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor
Aluízio Lopes Martins em Santarém do Pará. Estamos vivendo em um contexto em que a
sociedade está inserida num ambiente em que é possível ter acesso as inúmeras
informações numa velocidade extraordinária. Esta pesquisa se propõe a averiguar se de
fato uma determinada amostra de alunos da escola em estudo está nas suas referidas
séries com o conhecimento básico sobre Números Racionais. Neste trabalho de pesquisa
serão colocados em relevância os aspectos históricos e serão questionadas as
metodologias e didáticas relativas aos números, tendo em vista a rede de sentidos e
significados que se inter-relacionam em particular a devida compreensão e utilidade dos
números racionais. Para tal, organizou-se um questionário com várias situações
envolvendo números racionais que podem ser analisadas através deste com relação ao
uso de racionais, no entanto haverá uma convergência entre as ideias e os significados
atribuídos a esses os números racionais, de modo a tornar possível a problematização e a
reflexão sobre o uso dos mesmos. De modo geral, todas as estratégias utilizadas na
produção deste trabalho foram no sentido de avaliar a adequação e qualidade do ensino
dos números racionais no Ensino Fundamental e Médio como forma de destacar algumas
escolhas metodológicas e alguns recursos didáticos para o ensino dos conteúdos onde os
racionais se fazem presentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Not applicable | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.creator | VIEIRA, Gesiney de Melo | |
dc.creator | QUIEROZ, Jacirene da Rocha | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |