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dc.contributor.advisor1CARVALHO, Hamilton Cunha de
dc.date.accessioned2024-01-30T22:06:16Z
dc.date.available2024-01-30T22:06:16Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationSOUSA, Patrícia de Oliveira;SILVA, Viviane Socorro Vasconcelos da. O uso do laboratório de informática nas aulas de matemática nas quatro operações com alunos de 6º ano do ensino fundamental: um estudo na Escola Municipal “Antônio da Silva Barbosa”, Santarém-Pa. Orientador:Hamilton Cunha de Carvalho. 2017. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1320pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1320
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimento Matemáticopt_BR
dc.subjectLaboratório de informáticapt_BR
dc.subjectEnsinoAprendizagempt_BR
dc.titleO uso do laboratório de informática nas aulas de matemática nas quatro operações com alunos de 6º ano do ensino fundamental: um estudo na Escola Municipal “Antônio da Silva Barbosa”, Santarém-Papt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1744251734923415pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa aborda o uso do laboratório de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental com alunos de sexto ano, da Escola Municipal “Antônio da Silva Barbosa”, Região do Eixo Forte, município de Santarém-PA. O estudo utiliza uma abordagem bibliográfica, na concepção de diferentes autores, para reduzir a distância entre a teoria e a prática; e a pesquisa de campo por meio de um estudo de caso atrelada aos métodos descritivo e analítico, considerando que há uma relação entre o mundo real observado e os sujeitos (20 alunos) do 6º ano daquela instituição-escola. Com base neste estudo, percebe-se que o ensino da Matemática é de suma relevância para o desenvolvimento integral do aluno, mas que precisa de incentivos e estratégias que o motive para desenvolvê-la com eficácia e autonomia. A pesquisa revelou que os alunos não são motivados para o estudo da matemática de forma mais ampla, ficando apenas em uma aula tradicional, ou seja, o professor fala, ensina e o aluno apenas recebe o conhecimento, nota-se também que a maioria dos profissionais da área não está qualificada para o ensino inovador, porém para uma minoria o ensino é bom. Todavia, viu-se que ainda falta muito para a educação ser de qualidade, em alguns aspectos a formação dos professores dificulta esse ensino-aprendizagem no ensino da Matemática, percebe-se que as aulas teóricas são estratégias mais utilizadas no incentivo às atividades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorSOUSA, Patrícia de Oliveira
dc.creatorSILVA, Viviane Socorro Vasconcelos da
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR


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