Show simple item record

dc.contributor.advisor1MANCUSO, Sebastián
dc.date.accessioned2024-01-31T20:45:38Z
dc.date.available2024-01-31T20:45:38Z
dc.date.issued2019-04-11
dc.identifier.citationSOUZA, Arley Antes. Uma visita ao disco de Poincaré: proposta de material para aperfeiçoamento de professores. Orientador: Sebastián Mancuso. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - UniversidadeFederal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1333pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1333
dc.description.abstractThis work proposes a support material for teaching non-Euclidean geometries, which can be used during initial teacher training or teacher improvement. We will do this by means of a model of the hyperbolic geometry known as the Poincaré disk. This model has great importance in mathematics in part because it allows the visualization of the properties of this geometry. Thus, we expect the support material we produced to facilitate the study and interpretation of such properties, which make hyperbolic geometry so different from Euclidean geometry. The support material devotes an entire chapter to a historical approach to the development of non-Euclidean geometry. Another chapter is devoted to definitions and results of Euclidean geometry, and can be used to revisit these topics, regardless of the interest in the Poincaré disk.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 PDFpt_BR
dc.subjectEnsino de geometriapt_BR
dc.subjectGeometrias não euclidianaspt_BR
dc.subjectAperfeiçoamento de professorespt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectMaterial de apoio para ensinopt_BR
dc.titleUma visita ao disco de Poincaré: proposta de material para aperfeiçoamento de professorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1485923450838419pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3941230416605264pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe um material de apoio para ensino de geometrias não euclidianas (GNE), que possa ser utilizado durante a formação inicial de professores ou formação continuada. Faremos isto por meio de um modelo da geometria hiperbólica conhecido como disco de Poincaré. Esse modelo tem grande importância dentro da matemática em parte por possibilitar a visualização das propriedades dessa geometria. Assim, esperamos que o material de apoio produzido facilite o estudo e interpretação de tais propriedades, que tornam a geometria hiperbólica tão diferente da euclidiana. O material de apoio dedica um capítulo inteiro a uma abordagem histórica do desenvolvimento das GNE. Outro capítulo é dedicado a definições e resultados da geometria euclidiana, e pode ser usado para revisitar esses tópicos, independente do interesse no disco de Poincaré.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorSOUZA, Arley Antes
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record