dc.contributor.advisor1 | CARVALHO, Hamilton Cunha de | |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T21:58:56Z | |
dc.date.available | 2024-01-31T21:58:56Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | Miranda, Adriano Jorge Sousa de. Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na Escola José de Alencar em Santarém/PA. Orientador: Hamilton Cunha de Carvalho. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciado em matemática e física) - Programa de ciências exatas, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém: UFOPA, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1337 Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1337 | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.source | PDF | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Computador | pt_BR |
dc.subject | Smartphone | pt_BR |
dc.title | Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na escola José de Alencar em Santarém/Pa | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1744251734923415 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância das diferentes
tecnologias digitais que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da
matemática, de maneira a evidenciar algumas contribuições desses recursos e as
possíveis formas para explorar corretamente essas tecnologias: computador e
smartphone como ferramentas tecnológicas para o ensino da matemática em uma
escola pública periférica do município de Santarém, no Estado do Pará. Trata-se de
uma pesquisa exploratória, um estudo de campo, que teve como instrumentos de
coleta de dados um questionário objetivo aplicado a docentes e discentes da Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar. Concluiu-se que as
ferramentas tecnológicas são instrumentos valiosos no processo de ensinoaprendizagem de matemática, por estarem intimamente ligados ao cotidiano dos
alunos, e, em virtude da familiaridade com os instrumentos tecnológicos utilizados
na pesquisa de campo (computador e aparelho celular), a experiência evidenciou o
quanto a tecnologia pode ser aliada dos docentes no processo de motivação da
aprendizagem matemática. A matemática está presente em nosso dia-a-dia e,
portanto, pode ser explorada em sala de aula, utilizando os mais variados recursos
tecnológicos disponíveis atualmente para esse fim, considerando as experiências
vivenciadas pelos discentes no seu dia a dia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Others | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.creator | MIRANDA, Adriano Jorge Sousa de | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação - ICED | pt_BR |