Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE): Recent submissions
Now showing items 81-100 of 165
-
TECNOLOGIA DIGITAL E EDUCAÇÃO: O CONTEXTO DO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTARÉM - PARÁ
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de CIências da Educação, 2020-12-15)The changes, which are increasingly accelerated in the various social sectors, are a hallmark of today's society. The school, as an institution that belongs to this society, also suffers influences and mutations, mainly ... -
METODOLOGIAS ATIVAS: SALA DE AULA INVERTIDA EM TURMAS DO ENSINO SUPERIOR
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de CIências da Educação, 2020-07-30)This dissertation researched on the active methodology Inverted Classroom, from the English Flipped Classroom, in an applied way in a Virtual Learning Environment (VLE) used as an element of support to the Programming Logic ... -
A SURDEZ NA ALDEIA: ANÁLISE DE UMA REALIDADE À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de CIências da Educação, 2020-03-06)This dissertation is linked to the Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos (GEPES) of the Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). The general objective of this work is to analyze the teaching and learning ... -
SER E ESTAR: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de CIências da Educação, 2015-12-17)The following research has the objective to analyze the conception of the elementary school teachers who work in "Madre Imaculada" public school in the municipality of Santarém, Pará, about the professional identity in the ... -
Vivências e orientações institucionais: conflitos na formação do alfabetizador
(Universidade Federal do Oeste do ParáBRASILPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, 2016) -
Educação e diversidade: interfaces e desafios na formação de professores para a escola de tempo integral
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, 2015) -
PROINFO integrado na Amazônia: a inclusão digital como janela de cidadania para estudantes do ensino médio em Santarém/Pa.
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, 2015) -
Novas tecnologias! novas crianças! novas professoras! o desafio do prouca para a inclusão digital da educação infantil na Amazônia Brasileira
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, 2015) -
Percepções sobre as práticas de ensinar, formar e atuar a partir do curso para preceptores de saúde com base em metodologias ativas
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, 2016) -
Permanências e tensões nas idéias de alfabetização: um olhar sobre o professor em formação.
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, 2016) -
Sistema municipal de ensino de Santarém-Pa: implantação e implementação (2004-2014)
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, 2015) -
Políticas educacionais do MEC para a formação docente: uma análise sobre o PARFOR na UFOPA (2010-2014).
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, 2016) -
Bibliotecas Escolares: uma cartografia
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2018-09-06)Based on the prevalent conceptions of library and school education, which indicate that the integration of these spaces within the institutions and their inclusion in the educational process collaborate for the teaching-learning ... -
O ensino superior público em Santarém: das origens à criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (1970-2009)
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Tecnológica, 2019) -
Leitura e formação: contribuições da biblioteca no rio Arapiuns
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Tecnológica, 2020) -
Diálogos entre alfabetização econômica e habilidades sociais educativas: um estudo das crenças e práticas docentes no contexto da educação infantil
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, 2020) -
O Formazon e a Constituição de Espaços Colaborativos na Relação Universidade-Escola
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2019) -
Cognições e Repertório de Habilidades Sociais dos professores: caracterização e relações
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2020) -
O ensino de gramática na perspectiva da nova gramática do português brasileiro de Ataliba Teixeira de Castilho
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2020) -
Aprendendo a falar e a escrever com as mãos: o professor alfabetizador diante do desafio de alfabetizar a criança surda
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2016-06-16)This research, which is articulated to the Studies of Education and Language carried out by the Group of Study and Intervention in Reading, Writing,and Literature in school settings - Lelit, focuses on the theme: literacy ...