Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1FIGUEIRA, Lauro Roberto do Carmo
dc.date.accessioned2024-08-01T22:40:28Z
dc.date.available2024-08-01T22:40:28Z
dc.date.issued2023-12-13
dc.identifier.citationSILVA, Dayse Ane Souza da. Literatura brasileira de expressão amazônica: estratégias de leitura para o ensino fundamental anos finais. Orientador: Lauro Roberto do Carmo Figueira. 2023. 106 fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1696pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1696
dc.description.abstractBrazilian Literature of Amazonian Expression manifests different shades of the culture of the Amazonian people. In this way, this research aimed to provide a pedagogy of this Literature as a means of enabling the formation of proficient readers in Elementary School in the Final Years. To this end, we used an interventional project in which we carried out reading strategies based on foundations in Solé (1998), Kleiman (1993) and Cosson (2006). We understand that Brazilian Literature of Amazonian Expression can support the training of beginning readers with a view to literary education that takes into account the cultural experiences of students. The research was carried out in the city of Uarini – Amazonas, at the Edson Melo State School. We use a qualitative and participatory approach. In turn, we opted for the narrative literary genre: short story subgenre, to exemplify Brazilian Literature of Amazonian Expression in the intervention project. The intervention project was applied in an 8th year class of Elementary School Final Years to verify the students' reception in relation to Brazilian Literature of Amazonian Expression and questionnaires were applied to Portuguese language teachers and students. As a theoretical basis for reflections on Literature, we rely mainly on Britto (2005), Koch (2006), Colomer (2003), Cândido (1987), Souza (1977), among other authors; As for the national guiding principles, from the Chamber of Basic Education/MEC, we used the National Curricular Parameters (1998) and the National Common Curricular Base for Elementary Education (2018). With the scope of touching the entire perspective of the research carried out.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectEnsino de Literaturapt_BR
dc.subjectExpressão amazônica - Literaturapt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.titleLiteratura brasileira de expressão amazônica: estratégias de leitura para o ensino fundamental anos finaispt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7373916305218922pt_BR
dc.description.resumoA Literatura Brasileira de Expressão Amazônica manifesta diferentes matizes da cultura do povo amazônida. Deste modo, esta pesquisa objetivou uma pedagogia dessa Literatura como meio de viabilizar a formação de leitores proficientes no Ensino Fundamental Anos Finais. Para tanto, utilizamos um projeto interventivo no qual realizamos estratégias de leitura a partir de fundamentos em Solé (1998), Kleiman (1993) e Cosson (2006). Entendemos que a Literatura Brasileira de Expressão Amazônica pode subsidiar a formação de leitores iniciantes tendo em vista uma educação literária leva em conta as experiências culturais dos alunos. A pesquisa foi realizada no âmbito da cidade de Uarini – Amazonas, na Escola Estadual Edson Melo. Utilizamos uma abordagem qualitativa e participante. Por sua vez, optamos pelo gênero literário narrativo: subgênero conto, para exemplificar a Literatura Brasileira de Expressão Amazônica no projeto interventivo. O projeto interventivo foi aplicado em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais para verificar a recepção dos alunos em relação à Literatura Brasileira de Expressão Amazônica e foram aplicados questionários aos professores de Língua Portuguesa e alunos. Como base teórica para reflexões sobre Literatura, nos apoiamos primeiramente em Britto (2005), Koch (2006), Colomer (2003 ), Cândido ( 1987), Souza (1977), entre outros autores. Quanto aos fundamentos orientadores nacionais, da Câmara de Educação Básica/MEC, utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental (2018), com o escopo de tangenciar toda a perspectiva das pesquisas realizadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.creatorSILVA, Dayse Ane Souza da
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem