Monografia de base: o Programa Residência Pedagógica e a Formação de Professores
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Universidade Federal do Oeste do Pará
Resumo
This study aimed to conduct a bibliographic survey of the research being written in the
educational field about the Pedagogical Residency Program (PRP). The PRP is one of the
initiatives developed by the National Teacher Training Policy, supported by the Coordination
for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The program involves the
participation of Higher Education Institutions (HEIs) and basic education schools, aiming to
strengthen the relationship between theory and practice for students completing their
undergraduate degrees in teaching programs, while also valuing the exchange of experiences
between teachers and students. The bibliographic survey was conducted through a foundational
monograph, a methodology that aims to provide the necessary theoretical basis for the
development of subsequent studies by organizing available information. Based on this
foundational monograph, it was possible to catalog the works dealing with the PRP in major
databases (Scielo, Periodicos Capes, BDTD, ERIC, DOAJ). Initially, a total of 108 works were
found to be submitted to the corpus selection process. After the corpus selection process, 22
works were selected for the writing of the foundational monograph. Subsequently, a thorough
reading of all texts was conducted, except for those found in the BDTD platform, where only
abstracts, introductions, and conclusions were analyzed due to the large amount of information.
Based on the readings and careful analysis of the texts, articles were summarized to synthesize
the ideas and initiate the writing process. Finally, these summaries were used to categorize the
information addressed by different authors. Consequently, four main topics were identified: the
creation of the Pedagogical Residency Program, the context of its implementation, the PRP and
teacher education, and the residents' perspectives on the importance of the PRP in their training.
Through the writing of the foundational monograph, it became apparent that works addressing
the PRP are still relatively scarce in the academic field, which is a result of the program's recent
creation. However, like other teacher initiation programs, the PRP has the potential to contribute
to the teacher training process.
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Este estudo buscou fazer um levantamento bibliográfico sobre os trabalhos que estão sendo
escritos no campo educacional sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP). O PRP tratase de uma das ações desenvolvidas pela Política Nacional de Formação de Professores,
fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O
programa tem a coparticipação das Instituições de Ensino Superior (IES) e das escolas de
educação básica, e objetiva fortalecer a relação entre teoria e prática de estudantes que estão
finalizando a graduação nos cursos de licenciatura, além de valorizar a troca de experiências
entre os professores e graduandos. O levantamento bibliográfico foi feito através da monografia
de base, uma metodologia que visa oferecer a base teórica necessária para o desenvolvimento
de estudos posteriores por meio da organização das informações disponíveis. A partir dessa
monografia de base, foi possível catalogar os trabalhos que tratam do PRP nas principais bases
de dados (Scielo, Periódicos Capes, BDTD, ERIC, DOAJ). Inicialmente, foram encontrados
um total de 108 trabalhos para serem submetidos ao processo de seleção do corpus. Após o
processo de seleção do corpus, foram selecionados 22 trabalhos para a escrita da monografia
de base. Posteriormente, foi realizada a leitura aprofundada de todos os textos, com exceção
dos encontrados na plataforma BDTD, nos quais foram analisados apenas os resumos,
introduções e conclusões devido à grande quantidade de informações. Com base nas leituras e
na análise minuciosa dos textos, foi feito um fichamento dos artigos para sintetizar as ideias e
iniciar a redação do texto. Por último, os fichamentos foram utilizados para categorizar as
informações abordadas pelos diferentes autores. Dessa forma, foi possível criar quatro tópicos
principais: a criação do Programa Residência Pedagógica, o contexto da implementação do
PRP, o PRP e a formação docente, e a visão dos residentes sobre a importância do PRP em suas
formações. A partir da escrita da monografia de base, foi possível perceber que os trabalhos
que tratam do PRP ainda são pouco produzidos no meio acadêmico, o que é decorrente da
recente criação do programa. No entanto, assim como outros programas de iniciação à docência,
o PRP tem potencial para auxiliar no processo de formação de professores.
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Palavras-chave
Citação
MOTA, Ítalo Rayân Batista. Monografia de base: o Programa Residência Pedagógica e a Formação de Professores. Orientador: Glauco Cohen Ferreira Pantoja; Coorientadora: Amanda Carvalho Cantal de Souza. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/handle/123456789/1305

