Uma proposta metodológica para o ensino aprendizagem envolvendo frações no 6° ano do ensino fundamental
Carregando...
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Oeste do Pará
Resumo
Elementary education is a starting point in the teaching-learning process. This
school initiation must have practices and resources that stimulate the assimilation of
knowledge in the classroom. Thus, this research arises from the perspective that the use of
mathematical games as a pedagogical resource has gained emphasis in the school
environment as a consequence of the contribution to the cognitive development of the
student. Thus, the present research sought to present a methodological proposal based on
mathematical games with the intention of creating strategies to dynamize the teachinglearning
process related to the study of fractions, aimed at students of the 6th year of
Elementary School. In this perspective, through this bibliographical and field research, we
have counted on activities that deal with mathematics, through mathematical games,
articulating with the content of fractions. The proposal was developed at the Municipal
School "Santa Cruz", community Piracãoera de Cima, municipality of Santarém-PA and
counted with the participation of the students of the 6th year of elementary school. Four (4)
activities were developed related to the following contents: the use of domino in the teaching
of fractions; recyclable materials as didactic resource in the teaching of fractions; geometric
figures and recyclable materials in the teaching of fractions; and tangram as an aid in
fraction teaching. With this research it is possible to present a contribution to the research related to the teaching of mathematics in elementary school and to show that the use of
games in mathematics classes can and should be used as a resource to stimulate the
learning of mathematics. The games present good results in terms of expanding their
student learning through alternative methods of problem solving, instigating the ability to
create and participate more actively in math classes.
Resumo
O ensino fundamental é um ponto de partida no processo de ensinoaprendizagem.
Essa iniciação escolar deve dispor de práticas e recursos que dinamizem a
assimilação dos conhecimentos em sala de aula. Assim, esta pesquisa surge da perspectiva
de que a utilização de jogos matemáticos como recurso pedagógico tem ganhado ênfase no
ambiente escolar em consequência da contribuição ao desenvolvimento cognitivo do aluno.
Dessa forma, a presente pesquisa buscou apresentar uma proposta metodológica baseada
em jogos matemáticos com o intuito de criar estratégias dinamizadoras do processo de
ensino-aprendizagem relacionados ao estudo das frações, direcionados para alunos do 6º
ano do Ensino Fundamental. Nesta perspectiva, por meio desta pesquisa de cunho
bibliográfico e de campo, contou-se com atividades que tratam da matemática, através de
jogos matemáticos, articulando-se com o conteúdo de frações. A proposta foi desenvolvida
na Escola Municipal “Santa Cruz”, comunidade Piracãoera de Cima, município de
Santarém-PA e contou com a participação dos discentes do 6º ano do ensino fundamental.
Foram desenvolvidas 4 (quatro) atividades relacionadas com os seguintes conteúdos: o uso
do dominó no ensino de frações; materiais recicláveis como recurso didático no ensino de
frações; figuras geométricas e materiais recicláveis no ensino de frações; e o tangram como
auxílio no ensino de fração. Com esta pesquisa pode-se apresentar uma contribuição as
pesquisas relativas ao ensino da matemática no ensino fundamental e mostrar que o uso de
jogos nas aulas de matemática pode e deve ser usado como recurso para dinamizar a
aprendizagem da matemática. Os jogos apresentam bons resultados no que se refere a
ampliação de sua aprendizagem dos alunos por meio de métodos alternativos de resolução
de problemas, instigando a capacidade de criar e participar mais ativa nas aulas de
matemática.
Descrição
Palavras-chave
Citação
COSTA, Odilson dos Santos; SILVA, Vailson Paixão da. Uma proposta metodológica para o ensino aprendizagem envolvendo frações no 6° ano do ensino fundamental. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/handle/123456789/1324

