Contribuições da sequência didática “o planeta terra” para o ensino de astronomia e astrofísica na educação básica
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Universidade Federal do Oeste do Pará
Resumo
The experiment conducted by Eratosthenes marked the history of the shape of our
planet. Therefore, the problematization of the research seeks to understand: What are
the contributions of Eratosthenes' experience, in understanding the shape of the Earth,
when replicated by elementary school students? From this, provide the teacher with
conditions that facilitate learning activities based on the didactic strategy, taking into
account their experiences and professional suggestions, providing opportunities for
effective participation in their construction and promoting student learning. To this end,
a didactic sequence was developed in a 4th year elementary school class that sought
to contribute to the teaching-learning process in science classes using teaching
through the three pedagogical moments, structured by Delizoicov; Angotti and
Pernambuco (2002). A logbook, questionnaire with open questions, iconographic
elements such as images, sounds and videos of the actions related in the application
stages were used as an information instrument. In view of this, the finished study brings
reflections on some actions so that others can be refined and redirected, since the
results point to signs of evolution in students' knowledge, after applying the didactic
sequence of this study.
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O experimento conduzido por Eratóstenes marcou a história da forma do nosso
planeta. Assim sendo, a problematização da pesquisa busca entender: Quais as
contribuições da experiência de Eratóstenes, na compreensão da forma da Terra,
quando replicada por alunos do ensino fundamental? A partir disso, proporcionar ao
professor condições que facilitem as atividades de aprendizagem pautadas na
estratégia da ordem didática, levando em consideração suas experiências, sugestões
profissionais, oportunizando a participação efetiva em sua construção e promovendo
a aprendizagem do aluno. Para tanto, desenvolve-se uma sequência didática em uma
turma do 4º ano ensino fundamental que buscou contribuir para o processo de ensinoaprendizagem em aulas de ciências utilizando o ensino por meio dos três momentos
pedagógicos, estruturados por Delizoicov; Angotti e Pernambuco (2002). Foi utilizado
como instrumento de informação um diário de bordo, questionário com questões
abertas, elementos iconográficos como imagens, sons e vídeos das ações
relacionadas nas etapas de aplicação. Diante disso, o estudo finalizado traz reflexões,
sobre algumas ações para que outras possam acontecer refinadas e redirecionadas,
uma vez que os resultados apontam indícios de evolução dos conhecimentos dos
discentes, após a aplicação da sequência didática desse estudo.
Descrição
Citação
MOURA, Sonaira Rodrigues. Contribuições da sequência didática “o planeta terra” para o ensino de astronomia e astrofísica na educação básica. Orientador: João Roberto Pinto Feitosa; Coorientador: Marcos Gervânio de Azevedo Melo. 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Instituto de CIências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/handle/123456789/2146. Acesso em: .

