Relevância da Escola da Floresta enquanto espaço não-formal de ensino no município de Santarém-PA
Carregando...
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Oeste do Pará
Resumo
The non-formal teaching spaces become important allies for the complement of
the teaching-learning of students in the most diverse areas of knowledge. In the
municipality of Santarém-Pará, one of the main spaces for non-formal teaching
activities is Escola da Floresta, a reference institution in environmental
education, as it consists of an environment surrounded by vegetation native and
characterized by several educational environments to attend students of all
levels. In this context, the objective of this work was understand the role of
Escola da Floresta as a teaching institution in the non-formal space. For this, a
survey was carried out of the occurred in the years 2019 to 2022. The
methodology used for this research consisted of quantitative and qualitative
analysis of data and on-site visits, the in order to describe the main activities
carried out at the Environmental School and characterize the profile of the
largest public served by it. The calls occur through thematic trails throughout the
school, and the activities are appropriate and planned according to the public
served. It was observed that the vast majority of consultations were carried out
with students from schools in the network municipality, and this is possibly due
to the logistical ease of transportation and dissemination of activities for this
audience. However, it was observed services to state and private schools and
universities. In general, there was a decrease in attendances in relation to the
number of students, between the years 2019 and 2022, this may be related to
the return phase out of face-to-face activities after the pandemic period. The
analysis carried out by this work showed very positive aspects both in relation to
the number of people assisted, regarding the educational aspects that the
space provides to these visitors. Thus, it becomes essential to use of this space
for the critical development of the student, in addition to stimulate curiosity and
make them have experiences focused on their reality.
Resumo
Os espaços não-formais de ensino, tornam-se aliados importante para o
complemento do ensino-aprendizagem dos alunos nas mais diversas áreas do
conhecimento. No município de Santarém-Pará, um dos principais espaços
para atividades não formais de ensino é a Escola da Floresta, instituição
referência em educação ambiental, pois constitui-se de um ambiente rodeado
de vegetação nativa e caracterizado por vários ambientes educacionais para
atendimento de alunos de todos os níveis. Neste contexto, o objetivo deste
trabalho foi compreender o papel da Escola da Floresta como instituição de
ensino no espaço não-formal. Para isto, foi realizado um levantamento dos
atendimentos ocorridos nos anos de 2019 à 2022. A metodologia utilizada para
esta pesquisa constituiu-se por análises quantitativa e qualitativa de dados e
visitas in loco, a fim de descrever as principais atividades realizadas na Escola
ambiental e caracterizar o perfil do maior público atendido por esta. Os
atendimentos ocorrem através de trilhas temáticas ao longo do educandário, e
as atividades são adequadas e planejadas de acordo com o público atendido.
Observou-se que a grande maioria dos atendimentos foi realizado com alunos
das escolas da rede municipal, e isto se deve possivelmente à facilidade
logística de transporte e disseminação das atividades para este público. No
entanto foram observados também atendimentos às escolas estaduais,
particulares e universidades. Notou-se, em geral, uma diminuição nos
atendimentos em relação ao número de alunos, entre os anos de 2019 e 2022,
isto pode estar relacionado ao retorno gradual das atividades presenciais após
o período da pandemia. A análise realizada por este trabalho mostrou aspectos
muito positivos tanto em relação ao quantitativo de pessoas atendidas, quanto
aos aspectos educativos que o espaço proporciona a estes visitantes. Dessa
forma, torna-se imprescindível, a utilização desse espaço para o
desenvolvimento crítico do aluno, além de estimular a curiosidade e fazer com
que este tenha experiências voltadas a sua realidade.
Descrição
Palavras-chave
Citação
VIDAL, Larissa Ribeiro. Relevância da Escola da Floresta enquanto espaço não-formal de ensino no município de Santarém-PA. Orientadora: Adelaine Michela e Silva Figueira. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Biologia e Química) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/handle/123456789/2161

