Apontamentos históricos sobre a educação em áreas de várzea: considerações sobre as políticas públicas.
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Universidade Federal do Oeste do Pará
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This work aims to investigate and understand the floodplain areas in the Amazon for socioenvironmental sustainability, with emphasis on the influence of school education, based on
public policies, in strengthening riverside communities. The research adopted a qualitative
approach, supported by an extensive literature review. Floodplains are vital ecosystems in the
Amazon, providing essential natural resources and sustaining regional biodiversity.
Furthermore, they are central to the subsistence and cultural identity of riverside communities,
who depend on these environments for fishing, agriculture and extractive activities. School
education can play a key role as a catalyst to promote sustainable practices and empower
communities to effectively manage their natural resources. Through educational programs
adapted to local realities, it is possible to strengthen traditional and scientific knowledge about
environmental management, encouraging the conservation and sustainable use of natural
resources. The results highlight the importance of integrated public policies that recognize and
respect the traditional knowledge of riverside communities, promoting a participatory and
inclusive approach in the development of conservation and sustainable development strategies
in the Amazon.
Resumo
Este trabalho visa investigar e compreender as áreas de várzea na Amazônia para a
sustentabilidade socioambiental, com ênfase na e a influência da educação escolar, a partir da
das políticas públicas, no fortalecimento das comunidades ribeirinhas. A pesquisa adotou uma
abordagem qualitativa, apoiada por uma revisão bibliográfica extensiva. As áreas de várzea são
ecossistemas vitais na Amazônia, fornecendo recursos naturais essenciais e sustentando a
biodiversidade regional. Além disso, são centrais para a subsistência e identidade cultural das
comunidades ribeirinhas, que dependem desses ambientes para atividades de pesca, agricultura
e extrativismo. A educação escolar pode assumir um papel como um catalisador fundamental
para promover práticas sustentáveis e capacitar as comunidades a gerenciar de forma eficaz
seus recursos naturais. Através de programas educacionais adaptados às realidades locais, é
possível fortalecer o conhecimento tradicional e científico sobre a gestão ambiental,
incentivando a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Os resultados destacam
a importância de políticas públicas integradas que reconheçam e respeitem os conhecimentos
tradicionais das comunidades ribeirinhas, promovendo uma abordagem participativa e inclusiva
no desenvolvimento de estratégias de conservação e desenvolvimento sustentável na Amazônia.
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CASTRO, Janaina Adélia Ramos. Apontamentos históricos sobre a educação em áreas de várzea: considerações sobre as políticas públicas.. Orientador: Anselmo Alencar Colares. 2024. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Licenciatura em Pedagogia, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/handle/123456789/2949

