A BNCC e a prática pedagógica da língua inglesa para o ensino fundamental
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Oeste do Pará
Resumo
The objective of this work is to presente a reflective analysis of the new perspective proposed by the Common National Curricular Base (BNCC) for the teaching and learning English in elementary school. This analysis highlights the emphasis the document places on the English language as a língua franca, as well as the three teaching implications and the organizational axes for the pedagogical develoment of English language learning for this education stage. The methodology used for this study was bibliographic. We analyzed the BNCC and Other authors, but the emphasis was on the BNCC because it was the object of the research. In this paper, we aim to clarify the importance of the formative nature of integral education, wich includes literacy as a linguistic foudation for acquaring a foreign language and providing studentes with a linguistic formation that ensures their proficiency in English. Students should be able to speak English fluently, and for that, it is time to renew Brazilian education. This renewal is achievable by following BNCC guidelines. The result of this study translates into the desire to use the tools offered by the BNCC, wich treats English as a língua franca, to help students listen, speak, write, and read in English whithout excessive concern for accents.
Resumo
O objetivo desse trabalho é apresentar uma leitura reflexiva sobre a nova perspectiva que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) encaminha para a realização de ensino e aprendizagem do inglês no Ensino Fundamental. Dessa leitura, destacamos a ênfase que o documento dá a língua inglesa agora como língua franca, bem como ressaltamos as três implicações do ensino e os eixos organizadores para o desenvolvimento pedagógico da aprendizagem do idioma inglês na referida etapa. A metodologia utilizada para realizar esse estudo foi a bibliográfica. Lemos a BNCC e outros autores, porém, a ênfase foi na BNCC, por ela ser o objeto de pesquisa. Nesse trabalho procuramos esclarecer a importância do caráter formativo para uma educação integral do aprendiz, que envolve o letramento como base linguística para adquirir um idioma estrangeiro e proporcionar ao aluno uma formação linguística que garanta a ele o domínio da língua inglesa. Ele deve falar fluentemente o inglês e, para isso, é hora de renovar o nosso ensino brasileiro. Isso se mostra possível seguindo as orientações da BNCC. O resultado desse estudo se traduz na vontade de, agora em diante, usar as ferramentas oferecidas pela BNCC, que trata o inglês como língua franca, e fazer essa meninada ouvir, falar, escrever e ler em inglês sem excessiva preocupação com sotaques.
Descrição
Palavras-chave
Citação
OLIVEIRA, Davi Silva de. A BNCC e a prática pedagógica da língua inglesa para o ensino fundamental. Orientadora: Terezinha de Jesus Dias Pacheco. 2024. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/handle/123456789/2966

