O entrelaçamento da Geografia com a educação ambiental
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Oeste do Pará
Resumo
The science of Geography maintains its historical role, acting in interdisciplinarity, in the most
diverse sciences, with intercession between the human, social and natural sciences. In turn, the
environment in the construction of its concept, the environment starts to be considered a system,
a unit of diverse manifestations with a close relationship with each other, structured and
redefined as an organism. From the considerations, the theme presented in this work is the
science of geography with environmental education. And as a delimitation of the addressed
theme, we present the studies of geography and the impact on the environment. In this context,
the problem question that guided this study was raised: how is the intertwining of geography
with environmental education? This article resulted from a bibliographical research with a
qualitative approach entitled “THE LINKAGE OF GEOGRAPHY AND ENVIRONMENTAL
EDUCATION”. The general objective was to understand how the intertwining of geography
with environmental education occurs and as specific objectives: Historicize geographic science
in the global and national scope; analyze the teaching of geography and discuss geographic
science in the context of environmental education. The main authors used in the literature
review were: Cavalcanti (2002); Corrêa (2003) and Simplício (1997). As a result, it was found
that: as geographical science, it has connections with other sciences, helping to propose public
policies aimed at environmental preservation and the environment is inserted in Geography
since its unification as a science, until its currents of geographical thought.
Resumo
A ciência da Geografia mantém seu papel histórico, atuando na interdisciplinaridade,
nas mais diversas ciências, com intercessão entre as ciências humanas, sociais e as ciências
naturais. Por sua vez o meio ambiente na construção do seu conceito, o ambiente passa a ser
considerado um sistema, uma unidade de diversas manifestações com estreita relação entre si,
estruturada e redefinida como organismo. A partir das considerações o tema apresentado neste
trabalho trata-se da ciência da geografia com a educação ambiental. E como delimitação da
temática abordada apresentamos os estudos da geografia e a repercussão no meio ambiente.
Neste contexto suscitou-se a pergunta problema que norteou este estudo: como ocorre o
entrelaçamento da geografia com a educação ambiental? Este artigo resultou de uma pesquisa
bibliográfica de abordagem qualitativa com o título “O ENTRELAÇAMENTO DA
GEOGRAFIA COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL”. O objetivo geral foi compreender como
ocorre o entrelaçamento da geografia com a educação ambiental e como objetivos específicos:
Historicizar a ciência geográfica no âmbito global e nacional; analisar o ensino de geografia e
discutir a ciência geográfica no contexto da educação ambiental. Os principais autores
utilizados na revisão da literatura foram: Cavalcanti (2002); Corrêa (2003) e Simplício (1997).
Como resultados verificou-se que: como a ciência geográfica, possui conexões com outras
ciências, auxiliando na proposição de políticas públicas que visem a preservação ambiental e O
meio ambiente está inserido na Geografia desde sua unificação como ciência, até suas correntes
do pensamento geográfico.
Descrição
Palavras-chave
Citação
SILVA, Sinamor Figueira da. O entrelaçamento da Geografia com a educação ambiental. Orientadora: Maria Mirtes Cortinhas dos Santos. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia) - Universidade
Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/handle/123456789/3092

