O uso do geogebra no ensino de função quadrática
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Oeste do Pará
Resumo
Resumo
O estudo aborda “O uso do GeoGebra no ensino de Função Quadrática” com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Os objetivos foram contextualizar de forma preliminar alguns pressupostos teóricos relativos à função quadrática e aos recursos computacionais para o ensino médio; apresentar a teorização da função quadrática em suas relações operacionais; articular os procedimentos metodológicos utilizados durante a pesquisa e, finalmente, mostrar a aplicabilidade do GeoGebra diante das atividades realizadas, seguidas de seus resultados. O trabalho foi norteado em um estudo de caso, por meio de pesquisa bibliográfica que contribuíram para melhores esclarecimentos sobre o assunto; a abordagem foi do tipo descritiva, tendo o
enfoque contemplado pela dinâmica do problema. A pesquisa revelou que o uso do software GeoGebra, utilizado de forma adequada e planejada, é capaz de despertar nos alunos a curiosidade, favorecendo a investigação e, consequentemente, a aprendizagem efetiva de conceitos matemáticos. Com base no estudo, o pesquisador chegou a um parecer de que o uso do GeoGebra ajuda a compreender melhor o conceito de função quadrática diante dos desafios desencadeados pelo processo de busca e de descoberta do novo, do prático e do tecnológico.
Descrição
Palavras-chave
Citação
SOUSA, Reilson Matos de. O uso do geogebra no ensino de função quadrática. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra. 2014. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/handle/123456789/404
Acesso em:
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto


