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Título: Leitura e produção de textos: a contribuição da OLP para o ensino de língua portuguesa por meio do gênero poema no 6º ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: SILVA, Selmir Sousa da
Palavras-chave: Língua Portuguesa;OLP;Leitura e produção de texto;Ensino;Poema
Data do documento: 6-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Selmir Sousa da. Leitura e produção de textos: a contribuição da OLP para o ensino de língua portuguesa por meio do gênero poema no 6º ano do ensino fundamental. Orientadora: Ana Maria Vieira Silva. 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/442. Acesso:
Abstract: This work has the objective of describing the application of the Portuguese Language Olympics proposal and avaluate its contrubitions to the teaching of textual genres, more specifically the poem, for six grade students. The proposal application took place in a public school in Santarém – Pará state during the months of August and September 2016. In a reflexive way the teacher reports the ethnographic based study based on specialists both in oral and written languages. The study searches to answer the following question: Is it possible to teach the poetic process? And which aspects can be taught? Therefore, the study sought to evaluate the effectiness of the Portuguese Language Olympics for the teaching of poem for six graders basesd on the theoretical assumptions of social interacionism of language. The practical activities were composed of fifteen workshops, previously stablished by the Portuguese Language Olympics. The theoretical discussion follows the principles defended specially by Bakhtin, and the significant contrubutions of language and literature researchers such as Britto, Antunes, Cosson, Dolz, Schneuwly, Ferrazi Jr. and Carvalho, Freire, Gebara, Geraldi, Kleiman, Marcuschi, Moura. The results suggest an expansion in knowledge of the students and teachers on their place of origin and tradition. This demonstrates that language studies, more especifically reading and writing, when developed taking into account the students immediate context, tend to show better results. The Olympics defend that the students place of origin must be understood and not only decribed. This change in perspective, helps them become subjet of the process and as a consequence a reduction in illiteracy rates through teaching reading in a meanful way. Therefore, Portuguese Language Olympics contributes significantly for the expansion of knowledge and discursive competence of students and teachers both orally and in the written form.
Resumo: Este trabalho tem o propósito de relatar a aplicação da proposta da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) e avaliar quais as contribuições desta para o ensino dos gêneros textuais, especificamente para o gênero poema no 6º Ano. A aplicação da proposta ocorreu com as turmas do 6º ano A e B, de uma escola pública do município de Santarém do Pará, durante os meses de abril a agosto de 2016. Em forma de relato e com a postura do professor reflexivo, com bases etnográficas, busco reflexões com estudiosos da Língua, tanto na modalidade oral quanto escrita, através de livros, e respostas a vários questionamentos dentre eles: ensina-se o fazer poético? E quais os aspectos ensináveis do poema para o 6º Ano? Assim, as ações realizadas tiveram o objetivo de verificar, na prática, a eficácia da sequência didática proposta pela OLP para o ensino de poema no 6º ano, partindo da perspectiva do interacionismo-social da língua. No entanto, houve alterações e intervenções na realização das atividades que compõem as 15 oficinas previstas pela OLP. As discussões teóricas que embasaram esta pesquisa estão centradas nas ideias em especial do filósofo Bakhtin, e há o diálogo com Britto, Antunes, Cosson, Dolz, Schneuwly, Ferrarezi Jr e Carvalho, Freire, Gebara, Geraldi, Kleiman, Marcuschi, Moura, dentre outros. Os resultados apontam para a ampliação do conhecimento do lugar por parte dos alunos e da professora, o que comprova que o estudo de língua, especificamente no que diz respeito à leitura e produção textual, quando aproximados do contexto, apresentam melhores resultados. A OLP ao propor que se volte o olhar para não só ver, mas enxergar o lugar onde vivem os alunos, torna-os sujeitos e assim cumpre o seu principal objetivo que é perseguir o iletrismo, no sentido mais significativo do ato de ler. Neste sentido, contribui significativamente para a ampliação do conhecimento e da competência discursiva, tanto na modalidade oral quanto escrita, dos envolvidos diretamente no processo de ensino aprendizagem que são o professor e seus alunos.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/442
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