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Título: Práticas de produção textual: análise dos fatores de textualidade evidenciados nas produções textuais de alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Santarém
metadata.dc.creator: SOUSA, Manuel Benjamin Monteiro Liberal
Palavras-chave: Texto;Fatores da textualidade;Ensino
Data do documento: 29-Nov-2016
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SOUSA, Manuel Benjamin Monteiro Liberal. Práticas de produção textual: análise dos fatores de textualidade evidenciados nas produções textuais de alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Santarém. Orientador: Heliud Luis Maia Moura. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/444. Acesso:
Abstract: The objective of this work was to study the standards of textuality in textual productions of the 3rd year high school students in the State School Nossa Senhora Aparecida. The path taken by the author to the approach of the Portuguese language in high school focuses on the study of the text and textuality. The following problem has been proposed as the research question: how knowledge of standards of textuality can influence student performance in textual production term? For the development of research, some standards of textuality proposed by Beaugrande & Dressler (1981) and the four meta-rules proposed by Charolles (1997) were presented to students through lectures. As instrument of analysis, twenty eight texts written by Aparecida school students were collected. These texts were studied based on theories of standards of textuality. At the end of the study, it was identified and analyzed the way how students used some elements of the standards of textuality, which may be specified: anaphoric reference elements. The results showed that the pronouns (pronominal pro-forms) were the most frequently used elements for the realization of remissions , assuming referential communicative functions.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar os fatores de textualidade em produções textuais de alunos do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida. O caminho adotado pelo autor para a abordagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio centra-se no estudo do texto e da textualidade. Foi proposto como pergunta da pesquisa o seguinte problema: como o conhecimento dos fatores de textualidade pode influenciar no desempenho do aluno em termo de produção textual? Para o desenvolvimento da pesquisa, foram apresentados aos alunos, por meio de aulas expositivas, alguns fatores da textualidade, propostos por Beaugrande & Dressler (1981), bem como as quatro metarregras propostas por Charolles (1997). Como instrumento de análises, foram coletados vinte e oito textos, elaborados pelos discentes da escola Aparecida. Estes textos foram estudados com base nas teorias sobre fatores da textualidade. Ao final da pesquisa, foram identificados e analisados como são utilizados pelos alunos alguns elementos dos fatores da textualidade, dos quais podem ser especificados os elementos de remissão anafórica. Os resultados demonstraram que os pronomes (pro-formas pronominais) foram os elementos mais utilizados para a realização de retomadas, assumindo dessa forma funções comunicativas referenciais.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/444
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

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