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Título: A variação linguística na escrita escolar: o uso do objeto direto anafórico em textos com diferentes graus de monitoração
metadata.dc.creator: SILVA, Adeilson Lima da
Palavras-chave: Variação linguística;Ensino de gramática;Objeto direto anafórico
Data do documento: 2-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Adeilson Lima da.A variação linguística na escrita escolar: o uso do objeto direto anafórico em textos com diferentes graus de monitoração. Orientador: Roberto do Nascimento Paiva. 2022. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/749
Abstract: In this work we investigate the use of the 3rd person anaphoric direct object as a variable phenomenon in school writing and we present a didactic proposal to work the subject pronoun, clitic pronoun, null object and anaphoric noun phrase variants as possibilities of using anaphoric direct object that students can recognize in reading and use in the production of texts with different degrees of monitoring. The didactic activities are based on Vieira's (2018) proposal, which defends three axes of application for efficient work in grammar teaching: (1) Grammar teaching and reflective activity; (2) Grammar teaching and production of meanings and (3) Teaching grammar, variation and norms. Within this didactic proposal, the teacher should integrate, whenever possible, linguistic reflection to the textual plane and the complexity of linguistic variation. This study is also based on theorists such as Bagno (2007); Franchi (2006); Zilles and Faraco (2015); Martins, Vieira and Tavares (2016); Vieira (2018); Vieira and Brandão (2019) and others who contribute to the understanding of language as a variable phenomenon and to a reflective teaching of grammar. This research aims to show that language is variable and that linguistic variation should be valued in Portuguese language classes. Within this view, we sought, in a diagnostic research, to investigate the use of anaphoric direct object in formal and informal writing of 9th grade students of elementary school II in a public school in the city of Parintins-Am. As a corpus, we used 46 texts produced by the students, being 23 of the personal report genre, considered the most informal and least monitored text, and 23 texts of the news genre, considered the most formal and most monitored text. The result of the diagnostic research showed that most students in the investigated class use the subject pronoun more as a variant of anaphoric direct object, regardless of the degree of formality of the text. Few students know and use the clitic pronoun variant, considered the default variant by grammatical tradition and used in most monitored texts. In addition, it was found that students do not consciously use the null object and anaphoric noun phrase variants as resources for thirdperson direct object anaphoric resumption. With this result in mind, a didactic proposal was elaborated to work these variants of anaphoric direct object in order to contribute to the students' knowledge and to value linguistic variation in grammar teaching.
Resumo: Neste trabalho investigamos o uso do objeto direto anafórico de 3º pessoa como fenômeno variável na escrita escolar e apresentamos uma proposta didática para se trabalhar as variantes pronome reto, pronome clítico, objeto nulo e sintagma nominal anafórico como possibilidades de uso de objeto direto anafórico que os alunos podem reconhecer na leitura e usar na produção de textos com diferentes graus de monitoração. As atividades didáticas se baseiam na proposta de Vieira (2018), que defende três eixos de aplicação para um trabalho eficiente no ensino de gramática: (1) Ensino de gramática e atividade reflexiva; (2) Ensino de gramática e produção de sentidos e (3) Ensino de gramática, variação e normas. Dentro dessa proposta didática o professor deve integrar, sempre que possível, a reflexão linguística ao plano textual e a complexidade da variação linguística. Este estudo está alicerçado também em teóricos como Bagno (2007); Franchi (2006); Zilles e Faraco (2015); Martins, Vieira e Tavares (2016); Vieira (2018), Vieira e Brandão (2019) e outros que contribuem para o entendimento da língua como fenômeno variável e para um ensino reflexivo de gramática. Esta pesquisa visa mostrar que a língua é variável e que a variação linguística deve ser valorizada nas aulas de língua portuguesa. Dentro dessa visão, buscou-se, em uma pesquisa diagnóstica, investigar o uso do objeto direto anafórico na escrita formal e informal dos alunos do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola pública no município de Parintins-Am. Como corpus, utilizamos 46 textos produzidos pelos alunos, sendo 23 do gênero relato pessoal, considerado o texto mais informal e menos monitorado, e 23 textos do gênero notícia, considerado o texto mais formal e mais monitorado. O resultado da pesquisa diagnóstica mostrou que a maioria dos alunos da turma investigada usa mais o pronome reto como variante de objeto direto anafórico, independente do grau de formalidade do texto. Poucos alunos conhecem e usam a variante pronome clítico, considerada a variante padrão pela tradição gramatical e usada em textos mais monitorados. Além disso, constatou-se que os alunos não usam de forma consciente as variantes objeto nulo e o sintagma nominal anafórico como recursos de retomada anafórica de objeto direto de terceira pessoa. Tendo em vista esse resultado, elaborou-se uma proposta didática para se trabalhar essas variantes de objeto direto anafórico de forma a contribuir para o conhecimento dos alunos e valorizar a variação linguística no ensino de gramática.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/749
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