Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/94
Título: "O lugar onde vivo” em documentários: os multiletramentos no ensino de língua portuguesa
metadata.dc.creator: MONTEIRO, Andréa Nina
Palavras-chave: Gêneros Discursivos. Esfera jornalística. Olimpíada de Língua Portuguesa. Dialogismo.
Data do documento: 14-Ago-2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: MONTEIRO, Andréa Nina. "O lugar onde vivo” em documentários: os multiletramentos no ensino de língua portuguesa. Orientador: Heliud Luis Maia Moura. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Programa de Mestrado Profissional em Letras, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/94. Acesso em:.
Abstract: This study aimed to evaluate as a proposal for the production of documents, based on the Portuguese Language Olympiad, developed through an intervention with students from a public school in Alenquer - Pará, and to perform as a tool for intellectual training from the Portuguese language classes in the perspective of Multiliteracy. It was taken for theoretical basis Freire (2015) in his Pedagogy of Autonomy; a dialogical perspective of language - Bakhtin (2011, 2013, 2016); Moura (2016, 2017, 2019 e 2020) - which follows a Bakhtinian line of studies of integrated didactic activities (ADIs) - as well as used as contributions by authors such as: Marcuschi (2011, 2008) on discursive textual genres; de Rojo (2011, 2012, 2019), Dionísio (2011) and Kleiman (1995) on Literacy and Multi-tools. A survey is a participant of the qualitative nature, in which the teacher / researcher collects and analyzes the data obtained through the observation of her classes, making daily use of written records, voice and video recordings, in addition to the application of the questionnaire for student evaluation. The results point to a school still under construction of a teaching philosophy that aims to integrate knowledge. It also shows the importance of approaching new communication technologies in this integration so that intellectual training can also provide a more integral way. However, research still shows a difficulty in using these new technologies, either in technical terms, either due to lack of access or even due to a conservative view that these are just distractions in this environment.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo avaliar como a proposta de produção de documentários, com base na Olimpíada de Língua Portuguesa, desenvolvida por meio de uma intervenção com alunos de uma escola pública de Alenquer - Pará, se realiza como instrumento de formação intelectual a partir das aulas de Língua Portuguesa na perspectiva do Multiletramento. Tomo para embasamento teórico Freire (2015) em sua Pedagogia da Autonomia; a perspectiva dialógica da língua de Bakhtin (2011, 2013, 2016); Moura (2016, 2017, 2019 e 2020) - que seguindo a linha bakhtiniana desenvolveu o estudo de atividades didáticas integradas (ADIs) - assim como também, utilizei as contribuições de autores como: Marcuschi (2011, 2008) sobre gêneros textuais discursivos; de Rojo (2011, 2012, 2019 ), Dionísio(2011) e Kleiman (1995) sobre Letramento e Multiletramentos. A pesquisa é participante de cunho qualitativo, em que a professora /pesquisadora colheu e analisou dados obtidos através da observação das suas aulas, fazendo uso diário de registros escritos, gravações de voz e vídeo, além da aplicação de questionário para a avaliação dos alunos. Os resultados apontam para uma escola ainda em construção de uma filosofia de ensino que visa a integração dos saberes. Também mostra a importância da aproximação de novas tecnologias de comunicação nessa integração para que a formação intelectual também possa se dar de maneira mais integralizada. Contudo, a pesquisa mostra ainda uma dificuldade em se utilizar dessas novas tecnologias, seja em termos técnicos, seja por falta de acesso ou mesmo por uma visão conservadora de que essas são apenas distrações nesse meio.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/94
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_LugarOndeVivo.pdf7,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons