Show simple item record

dc.contributor.advisor1COSTA, Gabriel Brito
dc.date.accessioned2024-01-19T21:15:01Z
dc.date.available2024-01-19T21:15:01Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationFARIAS, Maria Telma Bentes; PINHO, Rogério da Silva.A importância dos parâmetros curriculares nacionais para o estudo da física no ensino médio. Orientador: Gabriel Brito Costa. 2017. 21 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1261pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1261
dc.description.abstractThe purpose of this study was to understand the importance of the National Curricular Parameters for the teaching of physics in basic education. The research was carried out in five schools of the state education network as a sample and representation in all. It was verified that NCPs are actually part of the study and interactions of the teaching and learning process, where they are defined and applied in the pedagogical week - planning for the current school year. In addition to the PCN's, the PCN's +, the Student's Guides and the High School Teacher's Guide are used by area of knowledge, emphasizing the skills and abilities of the physics discipline, taking the contents parallel to external evaluations such as ENEM, SISPAE, Vestibulares, Prova Brasil and contests. It is concluded that NCPs have their significant contributions to physics classes, since it directs the objectives by reading the teacher to develop their most creative classes, where students come to understand and make their considerations of what really is the teaching of physics.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA importância dos parâmetros curriculares nacionais para o estudo da física no ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0980355943575182pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-5254-489Xpt_BR
dc.description.resumoObjetivou-se compreender a importância dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da física na educação básica. A pesquisa foi realizada em cinco escolas da rede estadual de ensino como uma amostragem e representatividade ao todo. Verificou-se que os PCN’s realmente fazem parte do estudo e das interações do processo ensino e aprendizagem, onde são definidos e aplicados na semana pedagógica – planejamento para o ano letivo vigente. Além dos PCN’s, são usados os PCN’s+, os Guias do Aluno e do Professor do ensino Médio por área de conhecimento, enfatizando as competências e habilidades da disciplina de física, levando os conteúdos paralelos às avaliações externas como ENEM, SISPAE, Vestibulares, Prova Brasil e concursos. Conclui-se que os PCN’s têm suas contribuições significativas para as aulas de física, visto que direciona os objetivos, levando o professor a desenvolver suas aulas mais criativas, onde os alunos possam compreender e fazer suas considerações do que realmente é o ensino de física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorFARIAS, Maria Telma Bentes
dc.creatorPINHO, Rogério da Silva
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record