dc.contributor.advisor1 | COSTA, Gabriel Brito | |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T21:15:01Z | |
dc.date.available | 2024-01-19T21:15:01Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | FARIAS, Maria Telma Bentes; PINHO, Rogério da Silva.A importância dos parâmetros curriculares nacionais para o estudo da física no ensino médio. Orientador: Gabriel Brito Costa. 2017. 21 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1261 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1261 | |
dc.description.abstract | The purpose of this study was to understand the importance of the
National Curricular Parameters for the teaching of physics in basic education.
The research was carried out in five schools of the state education network as a
sample and representation in all. It was verified that NCPs are actually part of the
study and interactions of the teaching and learning process, where they are
defined and applied in the pedagogical week - planning for the current school
year. In addition to the PCN's, the PCN's +, the Student's Guides and the High
School Teacher's Guide are used by area of knowledge, emphasizing the skills
and abilities of the physics discipline, taking the contents parallel to external
evaluations such as ENEM, SISPAE, Vestibulares, Prova Brasil and contests. It
is concluded that NCPs have their significant contributions to physics classes,
since it directs the objectives by reading the teacher to develop their most creative
classes, where students come to understand and make their considerations of
what really is the teaching of physics. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A importância dos parâmetros curriculares nacionais para o estudo da física no ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0980355943575182 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-5254-489X | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivou-se compreender a importância dos Parâmetros
Curriculares Nacionais para o ensino da física na educação básica. A pesquisa
foi realizada em cinco escolas da rede estadual de ensino como uma
amostragem e representatividade ao todo. Verificou-se que os PCN’s realmente
fazem parte do estudo e das interações do processo ensino e aprendizagem,
onde são definidos e aplicados na semana pedagógica – planejamento para o
ano letivo vigente. Além dos PCN’s, são usados os PCN’s+, os Guias do Aluno e
do Professor do ensino Médio por área de conhecimento, enfatizando as
competências e habilidades da disciplina de física, levando os conteúdos
paralelos às avaliações externas como ENEM, SISPAE, Vestibulares, Prova
Brasil e concursos. Conclui-se que os PCN’s têm suas contribuições
significativas para as aulas de física, visto que direciona os objetivos, levando o
professor a desenvolver suas aulas mais criativas, onde os alunos possam
compreender e fazer suas considerações do que realmente é o ensino de física. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Not applicable | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.creator | FARIAS, Maria Telma Bentes | |
dc.creator | PINHO, Rogério da Silva | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |