dc.contributor.advisor1 | GUERRA, Carlos Eduardo | |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T22:13:29Z | |
dc.date.available | 2024-01-29T22:13:29Z | |
dc.date.issued | 2017-12-15 | |
dc.identifier.citation | SOUSA, Eliane Henrique de; MOTA, Ionara Vasconcelos. Jogos matemáticos nas séries iniciais do ensino fundamental envolvendo as quatro operações nas turmas multisseriadas. Orientador: Carlos Eduardo Guerra. 2017. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1301 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1301 | |
dc.description.abstract | This work was developed within the theoretical line of ethnomathematics, because it
brings a new vision of Mathematics and Mathematical Education of social and
political anthropology, which are seen as human activities determined socio culturally by the context in which they are realized. The purpose of this research is to
propose that the learner improves his or her performance in calculating and solving
problems through the addition and subtraction deck, the multiplication and division
track. For this, the educator has methods to improve logical reasoning, but the
student lives in a concrete way through the resources addressed by the teacher. In
the course of this study it can be seen that the students of multi-series classes refers
to a school, a room, a teacher, students from the 1st to the 5th grade of elementary
school, without lunch box, director, counselor, watchman. There were only four walls,
a cabinet with a minimum of material, four of chalk, timid children, with the watchful
eye, dazzled by the possibility of learning new things, a teacher with the task of
teaching and the feeling that what he knows does not serves for that reality, that
does not know how to work with the diversity of the group. It is observed that
students have different ages and educational levels encounter many difficulties,
mainly to the detriment of the contents being fragmented, besides space and time
are not enough. However, even in the face of these difficulties during the activities,
the students were able to share the knowledge, expanding their knowledge, since the
diversity of opinions generates conflicts capable of enriching the teaching-learning of
the individuals involved. Thus, through the results achieved with the studies and the
applications of proposed activities, we can emphasize that we reach the objective of
this work with wisdom, considering the knowledge acquired by the students and the
students, which were sought through all stages of this work. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Turmas Multisseriadas | pt_BR |
dc.subject | Jogos Matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio Lógico | pt_BR |
dc.title | Jogos matemáticos nas séries iniciais do ensino fundamental envolvendo as quatro operações nas turmas multisseriadas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7633019987920516 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho foi desenvolvido dentro da linha teórica da etnomatemática, pois traz
uma nova visão de Matemática e de Educação Matemática de feição antropológica
social e política, que passam a ser vistas como atividades humanas determinadas
sócio e culturalmente pelo contexto em que são realizadas. O objetivo desta
pesquisa é propor que o educando aprimore seu desempenho no que se refere às
operações de cálculos e a resolução de problemas através do baralho da adição e
subtração, a trilha da multiplicação e divisão. Para isso o educador dispõe de
métodos para aperfeiçoar o raciocínio lógico, mas o aluno vive de forma concreta
através dos recursos abordados pelo professor. No decorrer deste estudo pode-se
constatar que os alunos de turmas multisseriadas refere-se a uma escola, uma sala,
um professor alunos de 1º ao 5ºano do Ensino Fundamental, sem merendeira,
diretora, orientadora, vigia. Tão somente quatro paredes, um armário com o mínimo
de material, quatro de giz, crianças tímidas, com o olhar atento, deslumbradas com a
possibilidade de aprender coisas novas, um professor com a tarefa de ensinar e a
sensação de que o que sabe não serve para aquela realidade, de que não sabe
trabalhar com a diversidade do grupo. Observa-se que os alunos tem diferentes
idades e níveis educacionais encontram muitas dificuldades, principalmente em
detrimento aos conteúdos serem fragmentados, além do espaço e do tempo não
serem suficientes. No entanto, mesmo frente a essas dificuldades durante as
atividades os alunos puderam compartilhar os saberes, ampliando seus
conhecimentos, uma vez que a diversidade de opiniões gera conflitos capazes de
enriquecer o ensino-aprendizagem dos indivíduos envolvidos. Assim, através dos
resultados atingidos com os estudos e as aplicações de atividades propostas,
podemos enfatizar que alcançamos o objetivo deste trabalho com sabedoria,
considerando os conhecimentos adquiridos pelos acadêmicos e pelos alunos, os
quais foram almejados através de todas as etapas deste trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Not applicable | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.creator | SOUSA, Eliane Henrique de | |
dc.creator | MOTA, Ionara Vasconcelos | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |