Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1FEITOSA, João
dc.date.accessioned2024-01-30T21:01:19Z
dc.date.available2024-01-30T21:01:19Z
dc.date.issued2017-12-19
dc.identifier.citationSOARES, Ediane Rodrigues; MARQUES, Maria de Nazaré Cardoso. O ensino de física no ensino fundamental ii: um olhar do professor frente as dificuldades em sala de aula. Orientador: João Feitosa. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1309pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1309
dc.description.abstractThe practice of teaching science presents great social responsibility, since the actions and conceptions of the teacher have a decisive impact on the life of the students. Thus, it is up to the teacher in his pedagogical context to select activities that he deems most opportune and interesting for students' learning, increasing them whenever possible. This article aims to identify the difficulties, experiences and problems experienced by teachers of science teaching in the teaching and learning process in physics in the 9th grade. The research was qualitative explanatory, and the data collected were obtained through a questionnaire application to the four teachers who teach physics at the Municipal School of Basic Education Professor Benedita Mota Sá and its annexes, located in the Community of Apache Municipality of Aveiro-Pá. The results of this article point out that there is great difficulty in developing science classes relating theory to practice and technological methods. This is due to the lack of training of professionals in specific areas and continuing education.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectExperiências pedagógicaspt_BR
dc.titleO ensino de física no ensino fundamental ii: um olhar do professor frente as dificuldades em sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7036507992139090pt_BR
dc.description.resumoA pratica do ensino de ciências apresenta grande responsabilidade social, pois as ações e concepções do professor tem impacto decisivo na vida dos discentes. Assim, cabe ao professor no seu contexto pedagógico, selecionar atividades que julgar mais oportunas e interessantes para aprendizagem dos discentes, incrementando-os sempre que possível. O presente artigo visa identificar as dificuldades, experiências e os problemas vivenciados pelos professores do ensino de ciências no processo ensino e aprendizagem em física no 9º ano. A pesquisa realizada é explicativa de caráter qualitativa, e os dados coletados foram obtidos por meio de questionário aplicação aos quatro professores que lecionam física na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Benedita Mota Sá e seus anexos, localizada na Comunidade de Apacê Município de Aveiro-Pá. Os resultados deste artigo apontam que há uma grande dificuldade em desenvolver as aulas de ciências relacionando teoria com a prática e métodos tecnológicos. Isso se dá pelo falta de formação de profissionais em áreas especificas e formação continuada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorSOARES, Ediane Rodrigues
dc.creatorMARQUES, Maria de Nazaré Cardoso
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples