dc.contributor.advisor1 | FIGUEIREDO, Nilzilene Gomes de | |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T21:41:35Z | |
dc.date.available | 2024-01-30T21:41:35Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Elza da Rochaos; COSTA, Juanei Mota da. O tema formação de professores de física em periódicos da área de ensino (2013 a 2017). Orientadora: Nilzilene Gomes de Figueiredo. 2017. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1317 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1317 | |
dc.description.abstract | In this work, it is presented an analysis of articles about formation of physics teacher
published in periodcals of the education and teaching area in the period from 2013 to
2017. The objective is to identify how it has been treated thr theme “formation of
physics teacher” in these Works published in the last five years. Six major periodicals
were consulted of the education and teaching area from which, initially, 40 articles
were selected from key words such as formation of teachers and teaching of physics.
After more detailed reading ,16 articles were obtained from four magazines divided in
three categories in order to be analyzed – laws and curriculum, initial and continuing
formation and teaching practice. Lastly, it is highlighted the need of publications
about formation of physics teacher in the magazines of the North region, as it was
found only one article in this line in the investigated period. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.title | O tema formação de professores de física em periódicos da área de ensino (2013 a 2017) | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4131917525572103 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho apresenta-se uma análise de artigos sobre formação de
professores de física publicados em periódicos da área de ensino e educação, no
período de 2013 a 2017. Tem-se como objetivo identificar como vem sendo tratado o
tema “formação de professores de física” nesses trabalhos publicados nos último
cinco anos. Foram consultados seis dos principais periódicos da área de ensino e
educação do qual, inicialmente, foram selecionados 40 artigos a partir de palavraschave formação de professores e ensino de física. Após leitura mais detalhada,
resultaram em 16 artigos de quatro revistas divididos em três categorias para serem
analisadas – leis e currículo, formação inicial e continuada e prática docente.
Discute-se em cada categoria como os artigos abordam esses temas. Por fim,
destaca-se a necessidade de publicações sobre formação de professores de Física
nas revistas da região Norte, já que foi encontrado apenas um artigo nessa linha no
período investigado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Not applicable | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | Ensino de Física | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Elza da Rocha | |
dc.creator | COSTA, Juanei Mota da | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |