Atividades didáticas integradas: ensino de língua portuguesa em perspectiva interdisciplinar
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Oeste do Pará
Resumo
This research, under the title Integrated Didactic Activity: Teaching Portuguese Language in
an Interdisciplinary Perspective, was structured and carried out in accordance with the
requirements of the Professional Master's Program in Literature – PROFLETRAS. Discusses
the teaching of the Portuguese Language based on Integrated Didactic Activities (ADIs) –
created by Moura (2017), informed by principles of Bakhtin's Theory and using speech genres
as a teaching object. The reflections carried out on language teaching from an interdisciplinary,
dialogical, socio-cognitive, interactive and reflective perspective emphasize the use of
discursive genres and the amalgam of elements that add to make the knowledge
learned/constructed at school go beyond the context of the classroom. class and apply to
students’ experiences. In the construct, data and evidence that point to the contributions of
Integrated Didactic Activities to the teaching-learning process as a tool for organizing
pedagogical work, teaching methodology and an instrument for change in the face of real
everyday contexts. The analyzed corpus was obtained through the collection of data produced
during the implementation of the Intervention Project “Here we are, ...”, whose actions were
developed with 6th and 7th year students from the Artur Municipal School of Early Childhood
and Elementary Education. Pessoa, a teaching unit in the rural area of the municipality of
Altamira-PA – a fact that gives the research, in terms of procedures, the characteristic of
participant. The discussion is based primarily on Bakhtin's theory (1981, 2010) and the studies
of other researchers such as Marcuschi (2007), Kleiman (2002), Koch and Elias (2010), Rojo
(2002), Antunes (2003), Geraldi (1997, 1995, 2010) and Moura (2021, 2018, 2017) who, like
Bakhtin, consider language a cognitive, social and historical activity, and help in understanding
and carrying out Integrated Didactic Activities. The research presented the following results:
Integrated Didactic Activities attribute dynamism and flexibility to the organization of
pedagogical work, enhance language teaching by favoring the expansion of students' linguistic
and discursive capabilities, modify the way of acting and thinking about the teaching-learning
process and life. This result extended to the perspectives of the study's contribution and proved
to be powerful in the formation of more responsive and independent subjects, in
interdisciplinary teaching-learning, in the production of knowledge based on the social reality
in which we live.
item.page.resume
Esta pesquisa, sob o título Atividades Didáticas Integradas: Ensino de Língua Portuguesa em
Perspectiva Interdisciplinar, foi estruturada e realizada de acordo com as exigências do
Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. Discute o ensino de Língua
Portuguesa a partir das Atividades Didáticas Integradas (ADIs) – criação de Moura (2017),
informada por princípios da Teoria de Bakhtin e tem os gêneros do discurso como objeto de
ensino. As reflexões realizadas acerca do ensino de língua em perspectiva interdisciplinar,
dialógica, sociocognitiva, interativa e reflexiva dão ênfase ao uso dos gêneros discursivos e do
amálgama de elementos que agregam para fazer com que o conhecimento aprendido/construído
na escola extrapole o contexto da sala de aula e se apliquem às vivências dos estudantes. No
construto, dados e evidências que apontam as contribuições de Atividades Didáticas Integradas
ao processo ensino-aprendizagem como ferramenta de organização do trabalho pedagógico,
metodologia de ensino e instrumento de mudanças frente aos contextos reais do cotidiano. O
corpus analisado fora obtido por meio de coleta dos dados produzidos no decorrer da realização
do Projeto de Intervenção “Cá entre nós, ...”, cujas ações foram desenvolvidas com estudantes
de 6º e 7º ano da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Artur Pessoa, uma unidade
de ensino da área rural do município de Altamira-PA – fato este que confere à pesquisa, quanto
aos procedimentos, a característica de participante. A discussão tecida é fundamentada
prioritariamente na teoria de Bakhtin (1981, 2010) e nos estudos de outros pesquisadores como
Marcuschi (2007), Kleiman (2002), Koch e Elias (2010), Rojo (2002), Antunes (2003), Geraldi
(1997, 1995, 2010) e Moura (2021, 2018, 2017) que, como Bakhtin, consideram a língua
atividade cognitiva, social e histórica, e ajudam na compreensão e realização das Atividades
Didáticas Integradas. A pesquisa apresentou os seguintes resultados: Atividades Didáticas
Integradas atribuem dinamismo e flexibilidade à organização do trabalho pedagógico,
potencializam o ensino da língua favorecendo a ampliação das capacidades linguísticas e
discursivas dos estudantes, modificam a forma de agir e de pensar o processo ensinoaprendizagem e a vida. Este resultado alargou as perspectivas de contribuição do estudo e
mostrou-se potente à formação de sujeitos mais responsivos e autônomos, ao ensinoaprendizagem interdisciplinar, à produção de saberes a partir da realidade social em que
vivemos.
Descrição
Palavras-chave
Citação
PAIXÃO, Ivaneide da Silva. Atividades didáticas integradas: ensino de língua portuguesa em perspectiva interdisciplinar. Orientador: Heliud Luis Maia Moura. 2024. 185 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Intituto de Ciências da Educação, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/handle/123456789/2130

