Computação desplugada com jogos: desenvolvendo o pensamento computacional no Colégio Cívico Militar José de Alencar
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Oeste do Pará
Resumo
This study investigates the impact of introducing Computational Thinking (CT) in primary
and secondary education through unplugged, playful methods to stimulate problemsolving
and cognitive skills in students. Based on the concepts of Jeannette Wing and
other researchers, Computational Thinking is structured into four main pillars:
decomposition, abstraction, pattern recognition, and algorithm creation. The research
involved a literature review and the practical application of educational games, such as
Caesar Cipher, Pixel Art, and Maze, to work on these pillars. The activities were
implemented in two classes at a civic-military school, with initial and final assessments
to measure student progress. Results indicate a significant improvement in students'
understanding and interest in block programming, highlighting the effectiveness of
games in introducing programming concepts and promoting critical thinking skills.
Resumo
Este trabalho explora o impacto da introdução do Pensamento Computacional (PC) no
ensino fundamental e médio, utilizando métodos lúdicos e desplugados para estimular
habilidades de resolução de problemas e cognitivas em estudantes. Inspirado nos
conceitos de Jeannette Wing e outros pesquisadores, o estudo estrutura o Pensamento
Computacional em quatro pilares principais: decomposição, abstração,
reconhecimento de padrões e criação de algoritmos. A pesquisa incluiu uma revisão
bibliográfica e a aplicação prática de jogos educativos, como a Cifra de César, Pixel
Arte e Labirinto, para trabalhar esses pilares. As atividades foram implementadas em
duas turmas de um colégio cívico-militar, com avaliações iniciais e finais para medir o
progresso dos alunos. Os resultados indicam uma melhoria significativa no
entendimento e interesse dos alunos em programação em blocos, com destaque para
a efetividade dos jogos na introdução de conceitos de programação e na promoção de
habilidades de pensamento crítico.
Descrição
Palavras-chave
Citação
MORAES, Thayane Patricia Rocha. Computação desplugada com jogos: desenvolvendo o pensamento computacional no Colégio Cívico Militar José de Alencar. Orientador: Enoque Calvino Melo Alves. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Informática Educacional) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/handle/123456789/2617

