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Título: Política pública de educação bilíngue (libras/português) em Santarém - Pará: o que sinalizam os surdos
metadata.dc.creator: LIRA, Darlene Seabra de
Palavras-chave: Políticas Públicas de Educação;Educação bilíngue (Libras/Português);Libras;Estudantes Surdos;Santarém-PA
Data do documento: 13-Set-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: LIRA, Darlene Seabra de. Política pública de educação bilíngue (libras/português) em Santarém - Pará: o que sinalizam os surdos. Orientadora: Ednéa Nascimento Carvalho; Co-orientador: Edilan de Sant’Ana Quaresma. 2022. 170f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Sociedade) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação tecnológica, Instituto de Ciências da Sociedade, Programa de Pós Graduação em Ciências da Sociedade, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/782
Abstract: The theme of this research is the Public Policy of Bilingual Education (LIBRAS/Portuguese), with focus to the city of Santarém-Pará. Deaf students have the right to learn the content of all subjects in schools, however, schools, considering the legal and normative frameworks, need to implement a bilingual education for deaf students and also need to know about identities, deaf culture, sign language and visuals aspects. Deaf students easyly learn and understand the world of the deaf through visual methods. Based on this premise, this investigation questioned: How did deaf former students learn in inclusive education, according to the Deaf Pedagogical Methodology or the Listening Pedagogical Methodology? The answers were collected in the testimonies of seven deaf students from state public schools, with the aim of investigating what deaf people say about the bilingual (Libras/Portuguese) educational public policies emphasized by Decree 5.626/2005 (Art.14 § 1) and Law 13.146/2015 (Art. 28 - IV). The methodology of this research was guided by qualitative and quantitative principles, whose procedures were of a bibliographic-documentary nature, as well as through semi-structured interviews and educational policy indicators. The research results point to the views of the deaf themselves about bilingual education in the city of Santarém. From the perspective of deaf students, there is no linguistic inclusion, which compromises the right to equality of quality education. It was observed in the testimonies that, despite being inserted in schools that call themselves as inclusive, there were negligences that preclude actions that could reflect on a new educational history in the lives of deaf students.
Resumo: O tema desta pesquisa versa sobre a Política Pública da Educação Bilíngue (LIBRAS/Português), com recorte espacial para o município de Santarém-Pará. Os estudantes Surdos têm direito ao aprendizado dos conteúdos de todas as disciplinas nas escolas, porém, as escolas, considerando os marcos legais e normativos, precisam implantar uma educação bilíngue para estudantes Surdos e também precisam conhecer sobre as identidades, cultura Surda, língua de sinais e visuais. Os estudantes Surdos possuem mais facilidades de aprendizado e entendimento do mundo dos surdos através de métodos visuais. Partindo dessa premissa, esta investigação questionou: Como estudantes Surdos egressos aprenderam na educação inclusiva, segundo a Metodologia Pedagógica Surda ou a Metodologia Pedagógica Ouvinte? As respostas foram recolhidas nos depoimentos de sete estudantes Surdos egressos de escolas públicas estaduais, com o objetivo de investigar o que sinalizam os Surdos sobre as políticas públicas educacionais bilíngues (Libras/Português) enfatizadas por meio do Decreto 5.626/2005 (Art.14 § 1º) e a Lei 13.146/2015 (Art. 28 - IV). A metodologia dessa pesquisa pautou-se pelos princípios qualiquantitativos, cujo procedimentos foram de natureza bibliográfico-documental, bem como através de entrevistas semiestruturas e indicadores da política educacional. Os resultados da pesquisa sinalizam para os olhares dos próprios Surdos acerca da educação bilíngue no município de Santarém. Na ótico dos estudantes Surdos, não há inclusão linguística o que compromete o direito à igualdade de um ensino de qualidade. Observou-se nos depoimentos que, apesar, de estarem inseridos em escolas que se anunciavam como inclusivas, haviam negligências que impossibilitam ações que poderiam refletir em uma nova história educacional na vida dos Estudantes Surdos.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/782
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