Recurso Didático Interativo Para Alunos Cegos E Com Baixa Visão: Um Estudo Epistemológico Do Processo Ensino Aprendizagem Em Geografia
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
Resumo
The teaching-learning process of geographical science content, in basic education, requires
a debate regarding how it has been promoted to blind and visually impaired students. The
general objective of this work is to analyze, epistemologically, how the interactive teaching
didactic resource would contribute to the teaching-learning process of geographic content
for blind and visually impaired students. This study entails a perception of the reality that
these students are subjected to since they end up being excluded again, due to the
methodology adopted in the classroom. Thus, to achieve the proposed objectives, the
methodology adopted was qualitative research in which a bibliographic and documentary
survey was carried out, with the aim of interpreting and understanding what has been
debated in relation to the provision of teaching resources that value knowledge and learning
of blind and visually impaired students, breaking the paradigm that they cannot visualize
geographical phenomena. Therefore, it is known that this study puts into question a
discrepancy between what is recommended in teacher training, in undergraduate courses,
and the reality experienced by teachers and students, mainly those who are blind and have
low vision. In this way, what can be done, in a concrete way, to encourage the creation of
teaching resources that encourage the learning of geographic content.
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O processo ensino aprendizagem dos conteúdos da ciência geográfica, na educação básica,
requer um debate a respeito de como o mesmo vem sendo apregoado para alunos cegos e
com baixa visão. O objetivo geral desse trabalho é analisar, epistemologicamente, como o
recurso didático interativo contribuiria no processo ensino aprendizagem dos conteúdos
geográficos para alunos cegos e com baixa visão. Esse estudo acarreta uma perceptividade
da realidade que esses alunos/alunas, são submetidos uma vez que acabam sendo excluídos
novamente, por conta da metodologia adotada em sala de aula. Assim para o alcance dos
objetivos propostos, a metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa em que realizou
levantamento bibliográfico e documental, com o intuito de interpretação e compreensão
quanto ao que vem sendo debatido em relação ao fomento de recursos didáticos que
valorize o conhecimento e a aprendizagem dos alunos cegos e com baixa visão, rompendo o
paradigma de que os mesmos não conseguem visualizar os fenômenos geográficos. Por
conseguinte sabe-se que esse estudo coloca em voga uma discrepância entre o que se
preconiza na formação de professores, nos cursos de licenciatura, e a realidade vivenciada
por professores e alunos, principalmente, os cegos e com baixa visão. Outro mesmo, o que
pode ser feito, de maneira concreta para estimular a confecção de recurso didático que
estimule a aprendizagem dos conteúdos geográficos.
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SOUSA, Zuila Da Silva.Recurso Didático Interativo Para Alunos Cegos E Com Baixa Visão: Um Estudo Epistemológico Do Processo Ensino Aprendizagem Em Geografia. Orientadora: Ednea do Nascimento Carvalho. 2023. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/handle/123456789/2358
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